segunda-feira, junho 25, 2007

Prémio Um Adeus é Um Adeus e Custa Sempre


25 de Junho. São já 32 anos. A Manuela e o Aurélio estão de parabéns. Declaro, sem aviso, que este é o meu último escrito.

Acho que é a melhor maneira de terminar o blog. Nova Iorque e o labor judio do hospital vergaram-me. Já não tenho tempo para escrever. E não gosto de escrever às três pancadas. Escrever por escrever é sobretudo desrespeitar-me. E desrespeitar quem lê. Adorei escrever. Adorei ser lido. Adorei.

Não sei se alguma vez vou voltar à escrita. Vou voltar a Portugal em breve. Cansado de muitos meses de estudo. De imagens a preto e branco. De ser uma sombra ou um fantasma de americanos muito bons. Mas na maioria das vezes pragmáticos e frios. Sinto falta do calor do sul da Europa. E de me sentir um pouco mais importante no local de trabalho. De ter a primeira ou a última palavra. Estar tanto tempo longe é muito desgastante, particularmente na auto-estima, sobretudo para quem está tão dependente do dar e receber, da malandrice, da pequena brincadeira, do piscar de olho, do contacto, de gostar que gostem de si.
Vou aproveitar o que resta para terminar o que falta do projecto de investigação e tentar aprender o mais possível sobre radiologia musculoesquelética. Foi esse o principal motivo e virou quase obsessão.

Sinto que aprendi muito neste tempo todo. Que cresci. Que conheci gente fantástica. Acrescentei outras coordenadas, outras experiências, outros saberes, outras formas de ver o mundo, às minhas próprias idiossincrasias. Não me perguntem se gosto mais de São Francisco ou Nova Iorque. Uma é mais uma aldeia de gente esquisita, gente interessante, na vanguarda da sociedade americana, com tendências mais progressistas, de consciência ecológica e o germinar de grande parte da inovação deste país. A Big Apple é esmagadora por ser o centro do mundo, uma babilónia dos tempos modernos, onde tudo se concentra, se conjuga, se processa para originar uma cidade única, uma amálgama de bairros, de quarteirões com a sua identidade própria, muitas vezes traduzindo diásporas diversas e a história dos diferentes povos e do próprio mundo.

Agradeço à todos os que leram e comentaram. Agradeço à Joana a sua paciência e generosidade. Agradeço às visitas. Agradeço pela primeira vez à minha directora de serviço que possibilitou estes meus projectos e devaneios. Agradeço a sorte de ter os amigos que tenho. E que fiz.

Devia ter feito um outro vídeo para comemorar esta despedida. Mas não tive força, energia ou vontade. Limitei-me a dormitar no Central Park, tentado recarregar as baterias que ainda restam. Ficam dois vídeos. Recupero-os do ano passado. O primeiro tem o belíssimo “Ilhas dos Açores” dos Madredeus a suportar fotografias de passados distantes, de alguns continentes e paisagens inesquecíveis. Foi o vídeo que coloquei faz precisamente hoje um ano. É o Rui pré-alien que lá aparece, com os seus sonhos de conquistar o mundo, com a sua mochila às costas, com os seus amigos. O segundo é O meu vídeo de São Franciso, com os DeVotchKa a fazer as honras da casa.

Mais uma vez obrigado. Vou ter saudades vossas.

25 comentários:

Anónimo disse...

MUITOS PARABÉNS! A Vida é como a chuva de Verão que não permite, sequer, que nos abriguemos,no entanto quanto mais ela cai, mais lutamos contra ela para chegarmos ao nosso destino! É essa luta que nos enriquece, e nos torna mais sábios e especiais como Seres Humanos! FELICIDADES!
Beijinhos Rosa Amélia
Um abraço do Cosme

Anónimo disse...

Estás "condenado" a escrever, pá!
Quanto mais não seja os relatórios dos exames...
Um abraço e boas férias!

Anónimo disse...

Parabéns pelo dia de hoje!! :-)
Aproveita bem a oportunidade. Por cá vamos sentir falta do blog. Resta-nos o original.
Beijinhos grandes,
Patrícia, a alfacinha

Anónimo disse...

Parabéns, Rui! E parabéns pais do Rui!!
Espero que tenhas um dia muito, muito feliz.
Um grande beijinho,
Catarina Prior

Anónimo disse...

anda-te embora .Nós queremos .

Anónimo disse...

anda-te embora .Nós queremos .

Anónimo disse...

Muito parabéns atrasados!
Aguardamos com expectativa o teu regresso e todas as novas de além mar que trarás.
Um abraço

Anónimo disse...

Só hoje é que me apercebi por inteiro da perda trágica que representa o fim deste blog. Onde é que se poderão ler comentários inteligentes aos verdadeiros temas da actualidade, com direito a contraditório, como a cor rosa dos equipamentos de futebol?

Anónimo disse...

Madureira:
O último comentário deste blog pertence-me por direito próprio!
Viva o Benfica!

Anónimo disse...

É neste site que se compra o sêlo do carro?
Deram-me este endereço...um médico das ecografias, lá no RX...

Anónimo disse...

Desculpem novamente...estou farta de clicar no perfil...disseram-me para clicar no perfil...mas aparece-me um senhor dentro de um autocarro descaputável, com uma camisola vermelha, mais viva que a dos mouros, com umas coisas em Inglês não sei quê darkness...
Ajudem-me, por favor eu só quero tirar o sêlo do carro...

Anónimo disse...

Descapotável...desculpem...
quando escrevi descaputável estava a pensar na puta da vida...

Anónimo disse...

Utentes deste blog:
Façamos uma petição para este blog não acabar.
Eu próprio vou usar este espaço para escrever comentários, anotações, notas de rodapé, comentários da jornada, relatórios de RX, críticas de cinema, encomendas de Pizzas, recados à "patroa" e à "outra" e respostas aos memorandos da Prof.
Anda aqui uma senhora perdida a clicar há horas no perfil para comprar o sêlo do carro! Mas porque não comprar aqui o sêlo do carro?
Por isso unamo-nos e glosemos o lema "Amanhã é outro dia", do saudoso Paco Bandeira...
"Não te deixaremos morrer Alien!"
(in NM- "Crónicas do louco de Leça")

Anónimo disse...

Sempre é verdade que o livro da Carolina vai ser traduzido para Inglês com o sugestivo titulo: Me, the Pope and the referee motherfucker" ?

Anónimo disse...

VENDO
Á ATENÇÃO DO ZÉ MIGUEL
Vendo todo o meu valioso espólio artístico incluindo nús artísticos de atrizes Italianas dos anos 70 e uns óleos que gamei no metro de Londres a um Paquistanês famélico, cheio de talento e de pulgas, que se não já não tiver enveredado pela carreira de bombista suicida pode ser um artista melhor que o Rotko. Os quadros dele, ficam melhor de lado ou ás avessas e só têm um ligeiro senão, é que um trolha que estava a pintar a minha casa achou que ele estava mal acabado e meteu-lhe um emuldorado em amarelo ocre que lhe dá uma dimensão muito mais neo-realista...
Ofereci isto tudo ao Berardo mas ele ficou de pensar, pois não sabe se lhe vai sobrar guito depois de comprar o Benfiac...
Por isso pensei no Zé Miguel...

Anónimo disse...

Aos maledicentes e invejosos do costume - e não estou só a referir-me ao Madureira, ao Nelson, ao Rui, ao NPL, ao Zé Miguel, à Babá, ao Miguel ao chefe de equipa da D´e às gajas boas que passam e não ligam nada - quero dizer que o equipamento alternativo do Benfica é um verdadeiro "must"!
Aliás o Rui como gosta de música alternativa, também deve gostar deste equipamento alternativo...
Eu finalmente vou compreender o Nuno Gomes, quando ele tiver aquelo gesto muito típico dele de arranjar a franjinha...vou-me lembrar muitas vezes da Júlia Roberts no "Pretty Woman"..

Anónimo disse...

COMPRO
Falsificador ou molde em silicone para usar no futuro dedómetro-puntómetro do Hospital de S. João.
Confidencial.
Pago em Ecografias excedentes ou em acções da Benfica SAD.

Anónimo disse...

Hoje não vou jantar. Dá o meu bife de Javali ao cão da vizinha.

Anónimo disse...

Hoje tenho a hora do jantar livre. Ah e não te esqueças que não gosto de javali...

Anónimo disse...

Reunião da Comissão de resistentes ao encerramento do blog:
Dia 12 no 02 junto à morgue.
senha:O Luisão é melhor que o Pepe é e mais barato.

Anónimo disse...

Odeio, odeio absolutamente que digam mal da cor do equipamento alterne, digo alternativo do Benfica. Só eu já tive encomendas de 50 amigos da Alemanha! Está a ser imensamente popular!
Beijos

Anónimo disse...

Ei, isto ainda mexe!...

Anónimo disse...

Romanos, Coríntios, Tessalinicenses, Gálatas, Efésios, Filipenses, Benfiquistas e outros crentes, eu exorto-vos a derramarem o vosso sangue por este Blog, para que não pereça e não caia na mão dos ímpios.
Comecemos com 20 rosários intercalados com visitas ao youtube.

Anónimo disse...

A Super Bock lança a 1ª Edição dos Super Bock Super Blog Awards!

Expressa-te, dá a tua opinião e mostra o que vale o teu Blog!

Inscreve-te já e habilita-te a mais de 3.000 Euros em Prémios.

Sabe mais em:
Super Bock Super Blog Awards 2007 www.superbock.pt

Super Bock

Ana Beleza disse...

Também disse um "adeus" há pouco tempo, um adeus sentido; o terminar de uma aventura e o começo de outras... Dizer adeus é difícil, particularmente quando deixamos para trás mágoas, alegrias, desilusões e saudades, numa mistura de sentimentos contraditórios, mas que nos enriquecem e tornam o nosso mundo mais rico!