Prémio CV em Frisco
Acuso o toque do Dr. Gonçalves. Ele tem toda a razão. Quem lê o blog em que descrevo os cafés, as ruas, as gentes, os restaurantes, as jantaradas, os fins de semana, os passeios, fica a achar que tirei umas férias sabáticas e gozo apenas de um "dolce fare niente". É verdade que tenho tentado aproveitar estes seis meses para fazer muito coisa. Passear. Fazer exercício. Conhecer pessoas. Fazer amigos. Desfrutar da cidade, das redondezas e das suas belezas naturais, passaritar de café para café, sentar ou deitar nos parques. Tenho tentado fazer isso tudo. E tento transcrever o que de mais engraçado ou aquilo que acho que poderá ser mais interessante para ser vertido em crónica.
O blog surge então como o caderno de notas ideal para romancear um pouco do dia a dia de trabalho que é muitas vezes cinzento ou monótono. Com a vantagem de não ter que enfrentar filas de trânsito, semáforos, congestionamentos para estacionar. Se formos a ver, pelo facto de viver a 3 minutos do hospital faz-me ganhar mais de uma hora por dia (estou a ser comedido!) em relação a um habitante do Grande Porto que tenta entrar naquele gigante bizarro que é o São João, com as inenarráveis faculdades que orbitam em redor.
Para além disso, o facto de andar a pé ou de bicicleta, usar os cafés para estudar e raramente cozinhar, determinam que possa fruir da cidade, do seu ambiente, num tempo que, em condições normais, seria passado entre quatro paredes...
Como penso que será fácil de perceber, torna-se muito pouco apelativo contar o que faço no trabalho propriamente dito. Os casos engraçados. Os diferentes protocolos. Diferentes procedimentos cirúrgicos, de intervenção, de follow-up. Estejam descansados que vão ter muito tempo para me aturar nesse aspecto.
Mas, para que não fiquem dúvidas, faço uma pequena súmula do que tenho feito nestes 5 meses:
- 4 artigos revistos na qualidade de revisor do American Journal of Roentgenology (AJR)
- duas "educational exhibits" para o ESGAR em Creta (sendo de salientar que recebemos um Certificado de Mérito pelo trabalho da Paniculite Mesentérica)
- dois trabalhos para o RSNA que estão em fase de revisão. Um como co-autor, um trabalho científico sobre a relação da gordura mesentérica e a esteatose hepática, avaliada por RM e um outro sobre as vantagens de usar a subtracção nos estudos de RM abdominal e pélvica. E aí fico contente por ter sido publicado um artigo a salientar as vantagens da subtracção da oposição de fase às imagens em fase, no estudo de adenomas supra-renais, algo que já fazia no São João e que incentivava os outros internos a fazer (fruto do Osirix...)
- escrevi um artigo de revisão, um Pictorial Review para a AJR sobre Patologia que pode Mimetizar o Carcinoma Prostático em RM. O texto e a bibliografia estão prontos. Já escolhi e legendei as imagens. Falta apenas passar o crivo do "Chefe" para ser enviado
- analisei mais de 300 doentes, os seus dados clínicos e tenho compilado para uma base de dados, para que possa ser feito um trabalho retrospectivo sobre a capacidade da RM e a espectroscopia predizerem se o escape hormonal em doentes submetidos a radioterapia e/ou hormonoterapia por carcinoma da próstata, se deve a recidiva local ou a metastização. É um trabalho de larga escala, que não vai ser, certamente, acabado por mim...
- assisti ao congresso da ARRS em Vancouver
- neste momento estou a participar no 15º Simpósio de Current Issues of MRI in Orthopaedics and Sports Medicine. Organizado pelo David Stoller.
- tenho procurado assistir às reuniões bidiárias organizadas para os internos da UCSF, ora sobre discussão de casos clínicos ora apresentações dos especialistas ou fellows.
- estou diariamente na sala de leitura de abdominal até às 17horas e já fui por várias vezes à noite ou ao fim de semana ver as TC Torácicas, tentado avaliar como é que relataria, para depois comparar com os relatórios de craques como o Dr Webb ou o Dr Higgins.
- Desde que o congresso começou, e já que não tenho ido ao hospital, aproveito, para comprar um pedaço de pizza na cantina do hospital e jantar à frente do PACS a rever as RM abdominais realizadas entretanto e todos os exames de RM realizados no último mês na área de Ortopedia referente ao assunto abordado no congresso.
Como podem ver, o dia a dia nem sempre é assim tão interessante. Faço por isso.
E, só para deixar de falar em assuntos profissionais, aguardo ansiosamente pelo concerto da Cat Power. Amanhã. À noite. Depois de ter estado no congresso e de tentar rever mais um artigo para a AJR.
6 comentários:
É pá, fiquei com remorsos!
Eu nem vou estar no teu júri de exame e a minha influência na Lucinda e na Prof é da mesma ordem de grandeza da influência do Beto no meio campo do Benfica!
De resto, a tua capacidade de trabalho, já é célebre!
E a tua capacidade de fazer gravitar pessoas ao teu redor é por todos reconhecida, invocando, porque não dizer, alguma ciumeira em certa "entourage" , que vai envelhecendo inexorávelmente e deixando para trás o melhor do mundo (que não é as crianças!) para os mais novos!
Sobretudo tens uma grande imaginação.
Não esperes atenção desta turba ignara!
São capazes de estar nas tintas para a prostata e os adenomas e as oposições de fase.E quanto à antologia poética não te procupes havemos de vender( ou dar pronto)a milhares em Espanha ,mais concretamente nas Canarias ,a todos aqueles que sedentos de poesia chegam todos os dias em embarcações precarias ao Oasis europeu.Um Kit : Antologia das melhores blogadas dos dementes JG e NM e a tua a tal Poética,Que tal Macho?
Não concordo contigo, em relação ao teu acordo com a opinião do Dr Gonçalves, pelo seguinte:
A caracterização que fazes de Friso, da sua gente, modo de ser e estar, leva a imaginar que a distância que nos separa não é tão grande; os locais por onde passas, (parecem -me familiares...)o que fazes durante as horas de ócio, e partilhas connosco, passa a fazer parte do meu/nosso imaginário.
Mas as razões que te levaram a terras tão distantes, não são apenas para o currículo, são essencialmente para as colocar( ou eu não te conheça, investigar sempre foi o teu sonho) ao serviço dos outros, daqueles que necessitam que os tratem com dignidade e competência.Estuda e diverte-te sempre que possível.Bjs
Não concordo, com o desacordo com o acordo...
Como diria o velho "craque" Claudiomiro, "desconcordo"...
E que tal ler as coisas com mais atenção e já agora com algum humor?
Calma pesoal.O Rui chega para todas ...as obrigações.Como é que não querem que o sujeito ás vezes ache que esperam demais dele.Numa boa malandros .
Enviar um comentário